A Inoue-Ha Shitō-Ryū no Brasil

A Inoue-Ha Shito-Ryu Keishin-Kai do Brasil é uma escola de karatê tradicional acessível a todos, independente da idade e classe social.

Nosso objetivo é estreitar via esporte os laços de convivência afetiva, valorizando o lado individual e coletivo dos praticantes. Não medimos esforços para melhorar a saúde psicológica, física e emocional.

O Karatê-Do por ser uma arte milenar, além de benefícios a saúde física e mental, traz como princípio básico de seus ensinamentos a formação do caráter, o respeito ao próximo, o autocontrole e a disciplina.

Fundada no dia 02 de abril de 2008 com a vinda oficial do Sōke Yoshimi Inoue à Florianópolis. Através da vasta experiência de seus dirigentes no ensinamento de crianças, adolescentes e adultos a Inoue-Ha Shitō-Ryū Keishin-Kai do Brasil foi desenvolvendo seus trabalhos e hoje atua como principal entidade do Karatê de Florianópolis, gerenciando o projeto social chamado Karatê e Cidadania e treinando todas as equipes esportivas de Karatê que representam o município.

SŌKE YOSHIMI INOUE

O Mestre Yoshimi Inoue nasceu em Tottori, Japão em 1946. Começou seus treinamentos de Karate-Do  na Universidade e aos 18 anos viajou à Osaka para viver na casa do Mestre Teruo Hayashi e treinar sob sua orientação como uchideshi para tornar-se instrutor. Ao regressar à ottori o Mestre Inoue começou a ensinar em várias escolas o seu programa de karate no sistema da Hayashi-ha Shitō-Ryū, à qual se manteve fiel durante a vida do Soke Teruo Hayashi. Com grande respeito aos ensinamentos de seu mestre e como parte de sua evolução, decide formar sua própia organização, a Japan Karate-Dō Inoue-ha Shitō-Ryū Keishin Kai. Em seu dōjō se formou a Sensei Mie Nakayama – 7º Dan JKF, 3 vezes Campeã Mundial de Kata Individual Feminino.

Em 2008 o Mestre Inoue tinha quatro das cinco possíveis aspirantes a representar o Japão na categoria de kata feminino no Campeonato Mundial WKF:

  • Rika Usami Campeã Mundial Kata Júnior WKF Chipre 2005 / Campeã Japonesa de Kata JKF 2007;
  • Miyuki Osawa – Campeã Mundial Universitária 2004;
  • Nao Morooka Campeã Mundial Júnior WKF Bulgaria 1999 / Campeã dos Jogos Asiáticos 2006;
  • Kasuga Wakabayashi – Campeã Asiática2005;
  • Também treinaram sob a supervisão do Sōke Inoue os grandes nomes da WKF e JKF como Hisami Yokoyama, Ryoki Abe, os irmãos Hasegawa, Antonio Diaz, entre outros.